Call of Duty: Elite é o novo serviço da Activision que expande o lado multiplayer de uma das mais bem sucedidas séries de FPS.
Elite, desenvolvido pelo novo estúdio Beachhead, foi construído de raiz durante os últimos dois anos para modificar a forma como os jogadores jogam no multiplayer.
O serviço está integrado no bem sucedido Black Ops e vai estar integrado nos futuros jogos da série Call of Duty, incluindo Modern Warfare 3. Vai estar totalmente funcional no lançamento de Modern Warfare 3 marcado para este novembro no PC, Xbox 360 e PS3.
A Activision tem quatro valências para o Elite: a web, a TV, aplicações móveis, e dentro do interface do jogo.
Mais de 20 milhões de pessoas jogam Call of Duty todos os meses, sete milhões todos os dias, e o Elite em como objectivo conectar essas pessoas e ajudá-las a socializarem-se dentro e fora dos jogos.
O Elite, que fornece um único perfil que une a comunidade e a envolve com lançamento de cada jogo Call of Duty, inclui quatro opções: Career, Connect, Compete e Improve.
A opção Career oferece um resumo da carreira, com as percentagens, jogos recentes, classes personalizadas, recordes pessoas, desempenhos das armas e imagens. Haverá também um mapa que irá descrever com detalhes onde foram mortos os inimigos e onde o jogador morreu, e que tipo de armas foram envolvidas.
O jogador poderá procurar por outro jogador e ver as suas estatísticas - para isso terá de clicar na opção TRACK e depois comparar estatísticas como quem matou mais, quantos headshots e o killstreak mais longo.
A opção Connect vai permitir ao jogador ligar-se a grupos. Vai reagrupar pessoas que partilhem um mesmo interesse, tal como fotografia. Poderão ver as estatísticas do grupo, as tabelas de classificação e os comentários.
A opção Compete vai dar acesso a todos os dados sobre uma pessoa e sobre um jogo. No cimo do ecrã vai ser mostrado um calendário; se o jogador clicar num dia ao calhas vai mostrar que tipo de eventos vai acontecer nesse dia. Os eventos estão sempre a ser atualizados e a equipa de desenvolvimento promete trazer sempre algo que deixe a comunidade agarrada. Os jogadores poderão ganhar distintivos e prémios: até mesmo um iPad.
Finalmente a opção Improve. Esta vai permitir ao jogador ver todos os mapas de uma perspectiva de cima para baixo, dando a oportunidade de ver os locais onde são colocados os objectivos a realizar para diferentes tipos de jogo. O jogador vai poder ver cada arma do jogo, ter uma visão geral das mesma e até receber algumas dicas de como usá-las.
Haverá também um anexo com dados e guias em forma de vídeo que irão revelar informações sobre danos e a eficácia das armas. As armas secundárias, anexos, perks, killstreaks e modos de jogo todos estarão detalhados. A ideia é a do Elite agir como se fosse uma enciclopédia aprofundada recheada de dicas para os jogadores.
Jamie Berger, vice-presidente da Activision, revelou como o Elite vai melhorar a experiência de Modern Warfare 3.
O Connect vai fornecer um suporte robusto para os clãs. Mais informações sobre isso serão reveladas mais tarde. O Compete oferece um guia de programa de competição não só para o indivíduo, mas também de grupos contra grupos, clãs, inter-clãs e ligas. O Improve conecta os jogadores a uma inteligência colectiva. Como membro do Elite, vais poder ser capaz de aproveitar todas as estatísticas da comunidade e a sabedoria dos melhores jogadores em qualquer tópico do jogo.
Então e quando é que o Elite é lançado?
Uma série de características, como a secção Career e grupos, serão gratuitas. Está também planeada uma subscrição premium, no entanto as características oferecidas pela mesma ainda estão por revelar. A Activision disse que o jogador médio joga 170 horas por ano. A companhia insistiu que a subscrição Elite Premium deverá corresponder a esse nível de valor.
"Trata-se de um investimento no desenvolvimento," disse Berger. A Beachhead será assim a casa para uma equipa que irá trabalhar 24 horas durante 7 dias da semana. Os jogadores deverão ter acesso a todos os conteúdos descarregáveis de Modern Warfare 3, incluindo os pacotes de mapas, como parte da subscrição.
"Call of Duty não vai e não irá cobrar pelo multiplayer - esse é o nosso compromisso contínuo para com o jogador," prometeu Berger. "Quando a subscrição premium for lançada irá custar menos do que qualquer outro serviço online de momento. Acreditamos que este será o futuro do entretenimento conectado."